“Ora et Labora”, Hoje é Dia de São Bento
Santos e Santas
Publicado em 11/07/2022

Ora e Trabalha, esse era o lema de São Bento, um dos mais importantes Santos da Igreja Católica. Nós católicos dedicamos esse dia de 11 de julho em sua homenagem.

São Bento nasceu na cidade de Nórcia, na Itália, no ano de 480 e era de uma família nobre. Optou por estudar filosofia em Roma, mas acabou se decepcionando com a realidade da cidade e resolveu se isolar, vivendo em oração escondido em uma gruta no monte de Subíaco. Lá, o jovem Bento aprofundou-se na vida de eremita e algumas pessoas o ajudavam regularmente com alimentos.

Aos 40 anos, Bento sai da gruta e ruma para o sul de Roma a fim de fundar o que viria a ser o maior centro da vida beneditina de todos os tempos, o Mosteiro de Monte Cassino. E ali, era seguido o exemplo contrário ao rumo que Bento escolheu para a sua vida no passado. A vida deveria ser comunitária e não solitária e sob a direção de um abade.

E foi assim que Bento mudou a forma dos jovens viverem a vida monástica. Ao todo, foram mais de 12 mosteiros fundados por ele ao longo da história, onde cada vez mais famílias enviavam seus filhos jovens para iniciar os estudos e seguir a famosa “Regra de São Bento”.

São Bento realizou vários milagres e muitos exorcismos, um dos milagres mais conhecidos é o da taça, onde em uma tentativa de assassinato deram a Bento uma taça com veneno na hora da ceia. Ao abençoar a taça a mesma se partiu em pedaços na frente de todos os presentes.

Devido a sua luta bem-sucedida contra as forças do mal em toda a sua vida, São Bento é o santo mais citado quando se necessita de proteção e quebra de maledicências.

Medalha de São Bento

A medalha de São Bento é um dos maiores símbolos e heranças deixadas por esse santo e seus significados e simbologia são de extrema importância para a Igreja Católica e para todos os seus devotos que a veneram com fé e amor.

Oração a São Bento

A Cruz Sagrada seja a minha Luz.

Não seja o dragão o meu guia.

Retira-te satanás.

Nunca me aconselhes coisas vãs.

É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno."

Amém (3x)

 

 

 

Comentários