É Tempo de Quaresma, Você Sabe o seu Significado?
Igreja
Publicado em 07/03/2022

A Quaresma é um Tempo Litúrgico que está dentro do grande Ciclo Pascal. Inicia-se com a Quarta-Feira de Cinzas e se prolonga até a Quinta-Feira Santa, na Missa da Santa Ceia. Ou seja, essa missa vespertina já não faz parte da Quaresma, mas sim do Tríduo Pascal.

Eis o que diz a carta apostólica de Paulo VI, quando aprovou as Normas Universais do Ano Litúrgico e o novo Calendário Romano geral: "O tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive" (n. 28).

Dessa forma, a Quaresma corresponde a pouco mais de 40 dias, antes da Semana Santa

Quando surgiu a Quaresma:

Por volta do ano 350 d.C., a Igreja decidiu aumentar o tempo de preparação para a Páscoa, que era de três dias, que permaneceram como o Tríduo Sagrado da Semana Santa: Quinta feira Santa, Sexta-feira Santa (Paixão) e Sábado Santo. A preparação para a Páscoa passou, então, a ter aproximadamente 40 dias. Isso aconteceu porque os cristãos perceberam que três dias eram insuficientes para que se pudesse preparar adequadamente tão importante e central evento.

O Jejum proposto na Quaresma:

O jejum disciplina o corpo à vontade e estabelece os níveis de nossa autonomia e de nossa liberdade. Ele também pode nos elevar a espiritualmente e nos fortalecer. Se o jejum não fosse tão importante, por que Jesus jejuaria? Lembramos que Ele jejuou 40 dias antes de iniciar a sua missão, e foi tentado de muitas formas.

O jejum tradicional, feito por Jesus, foi o dos alimentos, ou seja, manter o corpo com o necessário para lhe fornecer energia suficiente para os seus afazeres naquele dia.

Hoje, muitas pessoas fazem o Jejum daquilo que mais gostam: chocolate, doces, refrigerantes, etc. Na verdade, esses alimentos não são essenciais para o nosso dia a dia, então não fará falta retirarmos do nosso cardápio.

Mas será que é só o jejum dos alimentos que podemos oferecer a Deus nesse período?

Existem muitos tipos de jejum, além dos alimentos, podemos propor a Deus fazer o jejum aos vícios, o jejum para a penitência, para esmola, para a piedade, entre muitos outros.

O mais o importante é se comprometer com Deus nesses 40 dias em deixar de fazer algo interior que possa ajudar a controlar corpo e mente e colocar-se mais perto de Deus.

“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. ” (Mt 6.16-18).

 

Por: Marcio Barbosa - Radio Nova Eva

Foto: Vatican News

Comentários