Vocação Leiga, a solução para o desequilíbrio pastoral da Igreja.
Em seus números totais, acontece um fenômeno preocupante na Igreja Católica: existem mais de 1,4 bilhão de fiéis católicos ao redor do mundo e esse número vem aumentando. Isso pode parecer maravilhoso em uma análise preliminar, porém existe um certo "desequilíbrio pastoral”, uma vez que há cada vez mais fiéis e menos pastores.
O que é possível fazer?
A resposta está no próprio povo de Deus. Está crescendo o número de batizados que compreendem sua vocação e se comprometem com a vida e a missão da Igreja. Assumem tarefas e ocupam espaços nas comunidades e na sociedade. Em muitos lugares em que há falta de sacerdotes e religiosos, leigos e leigas são presença ativa e atuante da Igreja.
Na Igreja no Brasil, nesse mês vocacional de agosto, preces, agradecimentos e orações serão direcionadas para quem exerce as vocações leigas. Para quem não sabe, os leigos correspondem às pessoas que exercem um papel ativo na Igreja.
São, dessa maneira, responsáveis por pastorais, movimentos jovens e missionários, questões paroquiais e muito mais. A importância desta vocação é tamanha para a Igreja, que o Papa Francisco determinou que no Sínodo para a Sinodalidade, em outubro de 2023 em Roma, alguns leigos e leigas, nomeados diretamente pelo Santo Padre terão direito a voto.
O leigo tem como vocação própria, procurar o Reino de Deus exercendo funções no mundo, no trabalho, mas ordenando estas funções segundo o plano e a vontade de Deus. Cristo os chama a ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14), lema do Ano do Laicato, promovido pela Santa Sé entre novembro de 2017 e novembro de 2018. O leigo deve ser testemunha de Cristo aonde o sacerdote não chega.
Ele deve levar a luz de Cristo aos ambientes de trevas, de pecado, de injustiça, de violência, enfim, ao mundo de hoje com suas virtudes e mazelas. Assim, no mundo do trabalho, levando tudo a Deus, o leigo contribui para o louvor do Criador. Ele constrói o mundo pelo trabalho, e assim coloca na obra de Deus a sua assinatura.
E você, já pensou em usar suas habilidades e conhecimentos em prol da Igreja? Existem diversas pastorais nas paróquias espalhadas por todo o país precisando de novos leigos. Além disso, você pode criar projetos missionários que façam a diferença. A Nova Eva Web Rádio é um exemplo de projeto leigo vocacional, utilizando a música católica para a evangelização de jovens e adultos.
Veja abaixo algumas pastorais e projetos leigos que necessitam de um trabalho:
Pastoral da Acolhida;
Pastoral da Catequese para Adultos;
Pastoral da Catequese para Crianças;
Pastoral da Comunicação (Pascom);
Pastoral da Criança;
Pastoral da Família;
Pastoral da Juventude;
Pastoral de Eventos;
Pastoral do Batismo;
Pastoral do Bazar;
Pastoral do Dízimo;
Pastoral dos Coroinhas, Acólitos e Filhas de Maria;
Pastoral dos Ministros Extraordinários da Distribuição Eucarística;
Pastoral dos Músicos e Coral;
Pastoral dos Noivos;
Pastoral Social;
Projetos Missionários Leigos e ONGs Ligados à: Música Católica, Artes Sacras, Literatura Religiosa, Ensino Teológico, Assistência Social, etc...
Não perca a oportunidade, quem sabe Deus não está chamando você para essa missão, use o que você tem de melhor, seus conhecimentos e busque uma forma de colaborar. Procure paróquias próximas a sua residência e converse com o pároco sobre a possibilidade de ajudar.
Fonte: Nova Eva Webradio, Portal A12
Imagem: Kit do Designer