SETEMBRO AMARELO
Igreja
Publicado em 25/09/2022

SETEMBRO AMARELO

Popularmente, é dito que “amarelar” representa desistir, ter medo em continuar. A campanha nacional do “Setembro Amarelo” tem um contexto bem claro: a vida não pode amarelar, perder seu brilho, a sua chama. As pessoas não podem desistir de viver. Por isso nos meses de setembro realiza-se um verdadeiro mutirão em prol da vida e mudar a triste realidade revelada em estatísticas a respeito do suicídio no Brasil e no mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens de 15 a 29 anos. No mundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens, depois de acidentes de trânsito.

Os números da OMS dão conta de que os casos de suicídio chegam a 800 mil - todos os anos morrem mais pessoas como resultado de suicídio do que de HIV, malária ou câncer de mama - ou ainda guerras e homicídios. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. A cada 100 mil homens brasileiros, 12,6% cometem suicídio; entre mulheres, a comparação aponta para 5,4% casos de suicídio a cada 100 mil mulheres brasileiras.

Falar sobre o suicídio, de modo apropriado, a partir do diálogo e do amor ao próximo, permite agir decisivamente na prevenção desse mal. Importante também distanciar-se das inverdades sobre si, sobre o outro e a respeito da vida, para enfrentar, inventiva e afetivamente, os desgastes que a sociedade contemporânea impõe a todos, com seus ritmos, dinâmicas e falta de valores essenciais ao bem comum.

Se você perceber sinais de alguém que está querendo cometer o suicídio, ou simplesmente está dizendo coisas como: “eu não aguento mais viver”, “melhor seria se eu não existisse”, “se eu morresse não faria diferença”, etc; procure ajuda de um especialista, como um psicólogo ou psiquiatra. Também é importante orar muito por essa pessoa pois a vida é a maior dádiva dada por Deus a nós.

 

Por Dj Marcio Kruger – Radio Nova Eva

Imagem: Banco de Imagens

Comentários