Nessa quinta-feira, dia 16 de junho, a Igreja Católica celebra o “Corpus Christi” ou, traduzindo para o português, o “Corpo de Cristo”.
A data para se celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios.
O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Outro fator que levou à criação do Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”.
Segundo informações publicadas na coletânea “Edizioni San Clemente”, da editora italiana Unilibro, o milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela. Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração. Os mesmos estão guardados até hoje (sete séculos depois) na Basílica de Santa Cristina.
Todas as religiões cristãs relembram a passagem escrita na bíblia em Lucas 22, 19-20:
“E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o a eles, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM. ”
Algumas vertentes evangélicas fazem essa celebração da Santa Ceia uma vez ao mês, outras a cada dois meses. A Igreja Católica faz em toda a missa, pois acredita que na Eucaristia acontece o milagre da transubstanciação, onde Cristo Se faz presente em corpo e sangue no que antes é somente pão e vinho.
Não esqueça de ir na missa nessa quinta e celebrar o “Corpus Christi”
Paz e Bem a todos!
Por: DJ Marcio Krüger – Radio Nova Eva
Imagem: Fotografia Religiosa