No mês de Junho tradicionalmente no Brasil é comemorado as devoções aos santos das festas juninas: São João, São Pedro e Santo Antônio, mas o que chamou atenção da imprensa para esse mês é a intenção de oração do Papa Francisco para junho. O Pontífice faz um apelo em vídeo divulgado pelo Vaticano pedindo uma rede mundial de orações para a abolição de todas as formas de tortura em todo o mundo para esse mês.
E reflete:
“A tortura não é uma história do passado. Infelizmente, faz parte da nossa história atual. Como é possível que a capacidade humana para a crueldade seja tão grande? ”
O tema da Rede Mundial de Oração do Papa vai ao encontro do Dia Internacional das Nações Unidas de Apoio às Vítimas da Tortura. Francisco recorda que é necessário denunciar e acabar com todos os tipos de tortura e lembra que devemos pensar também no próprio Jesus Cristo que foi torturado.
“Existem formas de tortura muito violentas, outras mais sofisticadas, como os tratamentos degradantes, a anulação dos sentidos ou as detenções em massa em condições desumanas, que tiram a dignidade da pessoa. Mas isso não é uma novidade. Pensemos no próprio Jesus, como foi torturado e crucificado. ”
No vídeo aparecem imagens de presos sendo torturados, objetos de tortura e cenas que causam um sentimento angustiante, o mesmo sentimento que as pessoas nesta situação devem sentir. No fundo ouve-se a voz do Pontífice afirmando que "quem tenta reduzir o homem a uma 'coisa' perde, acima de tudo, a sua humanidade”.
Além da das festas juninas e do pedido do Papa, a igreja católica também terá importantes comemorações para Junho: Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Rainha da Paz.
Por: Marcio Kruger - Nova Eva Webradio
Fonte: Portal A12