JMJ 2023 : 1,2 Milhões de Jovens são Esperados em Lisboa
02/08/2023 17:27 em Novidades

JMJ 2023 : 1,2 Milhões de Jovens são Esperados em Lisboa

Portugal espera mais de um milhão de pessoas para visita do Papa durante Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O Pontífice irá a Lisboa na primeira viagem internacional após ser operado de uma hérnia abdominal.

 

A Jornada Mundial da Juventude, que começou ontem dia 1 de agosto em Lisboa e se encerra no dia 6, com a participação do Papa Francisco, será o evento com maior número de pessoas da História de Portugal. Para as autoridades locais, tem sido um desafio logístico e de segurança, que se traduzirá na mobilização de 16 mil policiais e integrantes de equipes de emergência, interrupções na circulação em vias centrais como a Avenida de la Libertad e a retomada de controles de fronteira.

 

A previsão é que Lisboa, onde vivem 500 mil habitantes, receba esta semana 1,2 milhões de pessoas do mundo todo, para participar do evento que atrai o maior número de fiéis da Igreja Católica. Os vizinhos espanhóis respondem por quase 19% dos 313 mil peregrinos registados oficialmente.

 

Os preparativos afetaram boa parte do país, como se pode constatar na semana passada no Porto, cidade tomada por jovens católicos como a mexicana Anahi López e o boliviano Brandon Vargas. Ambos pertencem ao grupo acolhido pela família de Mónica Nogueira, que ofereceu imóveis para alojar, de graça, 25 visitantes.

 

— A recepção dos portugueses é muito amigável — elogiou Vargas, um estudante de engenharia industrial de 20 anos. Sua companheira mexicana, que estuda marketing e tem 23 anos, falava emocionada da ideia de realizar um sonho.

 

— Conhecer o Papa e conviver com os jovens — revelou López.

 

Público em Outras Edições:

 

O recorde da JMJ foi na cidade de Manila nas Filipinas em 1995 com participação de 4 milhões de jovens. Outros grandes públicos foram 2013 no Rio de janeiro com 3,7 milhões de jovens, Cracóvia – Polônia em 2016 com 2,5 milhões e Madri- Espanha em 2011 com 2 milhões de jovens participantes.

 

Temática deste ano:

 

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá, pela primeira vez, em Lisboa, capital de Portugal. A frase bíblica (uma citação do Evangelho de São Lucas) dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria a sua prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na cidade do Panamá). 

 

Na conversa que tem com Maria, na Anunciação, o anjo diz-lhe também que a sua prima, de idade avançada e considerada estéril, estava grávida. É então que Maria, depois de afirmar ao anjo «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38), se põe a caminho de Ain Karim, uma povoação perto de Jerusalém, onde vivia Isabel que esperava o nascimento de João, que viria a ser São João Baptista.

 

Maria de Nazaré é a grande figura do caminho cristão, que nos ensina a dizer sim a Deus. Ela já foi protagonista da última edição da JMJ e sê-lo-á também em Lisboa.

 

No episódio bíblico da Visitação, a ação de levantar-se apresenta Maria, simultaneamente, como mulher de caridade e mulher missionária. Partir apressadamente é a atitude com a qual se sintetizam as indicações do Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023, como explicou D. Manuel Clemente na 196.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa: «que sejam de evangelização ativa e missionária por parte dos jovens, que assim mesmo reconhecerão e testemunharão a presença de Cristo vivo».

 

Dirigindo-se particularmente aos jovens, desafiando-os a serem missionários corajosos, o Papa escreve na Exortação Apostólica Christus Vivit: «Onde nos envia Jesus? Não há fronteiras, não há limites: Ele envia-nos a todos. O Evangelho não é para alguns, mas para todos» (CV 177).

 

Fontes: El País — Lisboa e Site Oficial da JMJ 2023

Imagens: Flickr da JMJ 2023

 

 

 

COMENTÁRIOS